Ponte Akashi Kaykio
- Amanda Theodorovitz
- 20 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A ponte suspensa de akashi-kaikyo também conhecida como pérola bridge, tem o comprimento total de 3.910m é formada por três vãos, o vão central possui 1.991 metros, considerado o maior do mundo. A ponte foi projetada pelo engenheiro satoshi kashima e construído por matsuo. A construção da ponte inicou-se em 1988, foi aberta oficialmente para o uso em 1998. Foram usadas 181 mil toneladas de aço e 1.4 milhões de metros cúbicos de concreto armado.

RESISTÊNCIA AO VENTO
O tabuleiro dessa ponte, é constituído por treliças pois além de conferirem uma boa resistência e rigidez à ponte, não oferecem especial resistência à passagem do vento. Ainda foram instaladas placas para direcionar o vento ao longo do tabuleiro com as treliças.
ANCORAGEM
A construção de uma ponte suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas torres. O tabuleiro da ponte está ligado aos cabos principais por cabos secundários mais finos. Para suportar o tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem, na akashi-kaikyo os blocos de ancoragem têm o peso de 350 000 toneladas.

CABOS
O uso de cabos veio da ideia usada em pontes de travessias de montanhistas, que usam cordas de um lado para o outro fazendo a ancoragem em arvores para esticá-la.
Em 1845 300 pessoas em cima de uma ponte de corrente estavam reunidas para assistir um homem ser puxado em um barril por patos, quando ele se aproximou todos foram para o mesmo lado da ponte para ter uma melhor visão e deslocaram todo o peso, sobrecarregando a corrente que arrebentou, todos caíram e 79 pessoas morreram.
SISTEMAS CONTRA TERREMOTOS
Para vencer o obstáculo relacionado a tremores de terra, os engenheiros fizeram um sistema de contrabalanceamento, com 20 enormes pêndulos de 20 toneladas cada que fazem o papel de amortecedores que está instalado dentro de uma moldura. Se o tremor pender a torre para um lado, o sistema equilibra na direção oposta evitando o tombamento.

Sistema foi de fato testado e suportou um terremoto de magnitude 7, EM JANEIRO DE 1995 ANTES DA INAUGURAÇÃO devida uma falha geológica no leito do mar logo abaixo da ponte, fez com que a o solo e as torres se afastasse em um pouco mais de 1 metro. Foi preciso acrescentar mais 1 seção para uni-la a margem.
FUNDAÇÕES
As duas fundações (para as duas torres de aço) são do tipo diretas, e são constituídas por caixões de betão com 80 metros de diâmetro. Estes caixões foram pré-fabricados e transportados até ao seu local de implantação onde foram submergidos até uma profundidade de 60 metros. Os caixões foram protegidos com pedras arredondadas e filtros de forma a protege-los do desgaste provocado pela areia e pedregulhos arrastados pela corrente da água.
Comments