Como funciona um Tanque Séptico?
- Amanda Theodorovitz
- 4 de dez. de 2017
- 1 min de leitura
Estudamos em sala de aula sobre como funciona um tanque séptico e para que funciona.
A Fossa Séptica, ou Tanque Séptico, é a primeira parte de um sistema de tratamento local de tratamento de esgoto. O esgoto proveniente da casa escoa para dentro da fossa através do tubo de entrada. A tubulação até a fossa não deve ter nenhum ponto baixo, onde o líquido possa permanecer. Indica-se uma inclinação de 1% a 2% para essa tubulação.
Elas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas.
Os tanques sépticos são indicados para áreas sem rede de esgoto, como alternativa de tratamento. No Brasil, infelizmente, por falta de uma fiscalização mais eficaz, a maioria das residências, principalmente as de renda mais baixa, não possuem sequer este sistema, lançando os despejos sanitários diretamente em valas a céu aberto ou em galerias de águas pluviais, contribuindo para aumento da carga poluidora no meio ambiente e, ainda pior, favorecendo a disseminação de doenças.
Segue abaixo uma imagem ilustrativa desse processo:

Comments